segunda-feira, 2 de setembro de 2013

6ª Etapa - O pastel seco.

Vamos a mais uma etapa do projeto, dessa vez vou utilizar o pastel seco para simular sujeira e ferrugem.

6ª Etapa - O pastel seco

Um excelente material utilizado para simular envelhecimento, encontrado em duas formas: seco e oleoso. Vou utilizar o seco nesse caso, que é mais apropriado para raspagem. Raspe uma quantidade do giz pastel em um recipiente apropriado, pegue um cotonete limpo e umedeça-o com água, retire o excesso de água e passe o cotonete no pó de giz pastel. Com a mão "leve", risque a superfície do kit que deseja simular sujeira. Com um pincel chato e seco, ir espanando a sujeira no sentido desejado (vertical nesse caso). O grande problema dos pastéis é que eles não apresentam fixação, devendo-se manuseiar os kits com extremo cuidado, para não deixarmos marcas de impressão digital nos kits.









- depois de 24hs de descanso, resolvi fazer uns retoques aqui e ali antes da próxima etapa que é a aplicação do verniz fosco para selar todo o kit. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Eu ia perguntar sobre o selante, mas você já disse que é verniz fosco. Ótimo, também prefiro esse. O mesmo efeito do giz pastel pode ser feito com tinta a óleo ou são efeitos diferentes de weathering?

    Ainda não testei nenhum dos dois na verdade, mas tenho um projeto para 2014 de um diorama, então estou dando uma pesquisada.

    Acompanhando seu trbalho! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cysalles. O efeito com tinta óleo eu não testei, mais tem um efeito parecido com o giz pastel oleoso, que vc risca o pincel direto na peça e depois "espana" com o pincel.

    ResponderExcluir
  3. E que tipo de verniz você tem trabalhado? Eu costumava usar da colorgin, acrilex e uma outra que não me lembro agora, mas tive alguns resultados ruins... Comecei a usar da Gato preto com o aerógrafo e o resultado me agradou muito.

    ResponderExcluir
  4. Como foi minha primeira customização, dei uma pesquisada e tentei com o verniz fosco da Acrilex, foi tudo de boa. Fiquei bem contente com o resultado final.

    ResponderExcluir