quinta-feira, 15 de agosto de 2013

3ª etapa/O Wash.

Com a falta do aerógrafo para realizar efeitos de luz e sombra na pintura dos kits, as técnicas que se seguirão a seguir ajudarão a proporcionar efeitos tridimensionais nos kits:

3ª Etapa - A técnica do Wash.

O objetivo dessa técnica é aplicar mais sombras ás porções profundas do modelo, proporcionando a sensação de relevo do kit. O método se baseia na diluição de um pigmento de tinta em um solvente não agressivo á tinta base anterior, como pintei o kit com tintas acrilicas, nesse caso utilizei a agua comum de torneira mesmo. Com um recipiente de várias cavidades, coloca-se o diluente em uma das cavidades e um específico para a limpeza do pincel e de manchas ocasionais, nesse caso a água para diluir tintas acrílicas, e um pouco de tinta ao lado das cavidades, com um pincel macio, redondo e de cerdas longas, pega-se um pouco da tinta e dissolva no diluente, obtendo uma solução diluida da cor. No Wash, você não utiliza uma tinta bastante diluída, vc utiliza um líquido com pigmento de cor (essa técnica também é conhecida como "lavada" ou "aguada").




 Colete um pouco dessa solução de diluente + pigmento com o pincel e encoste as cerdas do pincel na reentrância que você quer pigmentar. A solução que vc preparou de diluente + tinta estando na diluição correta, o líquido colorido vai fluir naturalmente para a cavidade que você deseja salientar. Com um papel toalha, papel higiêncio, pano limpo ou cotonete, você pode remover o excesso de solução colorida das partes que você deseja. Preparei diferentes diluições do Wash, alguns mais densos, outros mais ralos, proporcionando diferentes efeitos no resultado final.  Notem a diferença entre um kit sem o Wash e após a aplicação do mesmo, notável a diferença.





 Após a aplicação completa do Wash,  e a consequente limpeza das manchas, um descanso de 24 hs antes de partir para a próxima etapa: O Dry-Brush, ou pincel seco.

OBSERVAÇÃO: um dos pré-requisitos para a aplicação do Wash, é que a superfície esteja a mais lisa possível, como pintei os kits com tinta acrílica fosca nacional, apliquei a cera brilho fácil (facilmente encontrada em supermercados no setor de limpeza) e depois das 24 hs de decanso da pintura base, aguardei mais 24 hs para a secagem da cera.




2 comentários:

  1. Opa, obrigado pelo comentário. Esse fds devo postar fotos da base montada para ter uma idéia de como anda o projeto. ;-)

    ResponderExcluir