quinta-feira, 29 de agosto de 2013

5ª Etapa - O Chipping com esponja.

Nessa etapa vamos utilizar o Chipping com esponja para simular um certo tipo de desgaste na tinta.

5ª Etapa - O Chipping com esponja

Essa técnica consiste em promover a impressão visual de "lascamento" da pintura. De posse de pedaços de espuma de diferentes granulações, pegamos o pedaço de espuma com uma pinça e molhamos ela na tinta a ser utilizada (no meu caso usarei a cor preta), removemos o excesso em um pedaço de papel e começamos a "carimbar" as regiões do kit que desejamos passar a impressão de lascamento da pintura.






Sempre tomando cuidado para não "carimbar" as junções entre os kits. Mudando a granulação das espumas para conseguir efeitos maiores e menores. Uma técnica antiga e simples mais de resultados extraordinários.





 Mais 24 horas de descanso para a secagem da tinta do Chipping e vamos partir para o pastel seco.

sábado, 24 de agosto de 2013

4ª etapa - O Dry-Brush.

Depois da pintura básica e da aplicação do Wash (ou lavada), vamos aplicar a técnica do Dry-Brush (ou pincel seco):

4ª Etapa - O Dry-Brush (pincel seco)

O Dry-Brush irá evidenciar os detalhes em alto relevo. Como o próprio nome diz, o processo consiste em utilizarmos o pincel quase seco de tinta nas arestas e relevos mais agudos do modelo. O Dry-Brush complementará a ilusão de ótica no kit que se iniciou com a "profundidade" proporcionada pelo Wash preto. Utilizando a tinta base com um tom mais claro (adicionando branco á mistura), no meu caso eu utilizei um tom mais escuro em algumas partes e mais claro em outras, umedece-se um pincel de ponta chata na tinta e retira-se o excesso em um papel absorvente, deixando pouquíssimo pigmento de tinta nas cerdas do pincel. Usando um movimento de "expanar" vamos passando o pincel nas bordas mais altas do kit.



 Notem a sensação de volume que o Dry-Brush, juntamente com o Wash, conferiram ao kit:




- Aqui eu utilizei um tom mais claro nos acessórios (tive que tirar as fotos sem o flash para evidenciar os detalhes):









- Aqui uma visão geral de como ficou depois da seção de pincel seco:




Mais 24 hs de descanso e vamos partir para a tecnica do Shipping com esponja. Até o próximo post galera.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

3ª etapa/O Wash.

Com a falta do aerógrafo para realizar efeitos de luz e sombra na pintura dos kits, as técnicas que se seguirão a seguir ajudarão a proporcionar efeitos tridimensionais nos kits:

3ª Etapa - A técnica do Wash.

O objetivo dessa técnica é aplicar mais sombras ás porções profundas do modelo, proporcionando a sensação de relevo do kit. O método se baseia na diluição de um pigmento de tinta em um solvente não agressivo á tinta base anterior, como pintei o kit com tintas acrilicas, nesse caso utilizei a agua comum de torneira mesmo. Com um recipiente de várias cavidades, coloca-se o diluente em uma das cavidades e um específico para a limpeza do pincel e de manchas ocasionais, nesse caso a água para diluir tintas acrílicas, e um pouco de tinta ao lado das cavidades, com um pincel macio, redondo e de cerdas longas, pega-se um pouco da tinta e dissolva no diluente, obtendo uma solução diluida da cor. No Wash, você não utiliza uma tinta bastante diluída, vc utiliza um líquido com pigmento de cor (essa técnica também é conhecida como "lavada" ou "aguada").




 Colete um pouco dessa solução de diluente + pigmento com o pincel e encoste as cerdas do pincel na reentrância que você quer pigmentar. A solução que vc preparou de diluente + tinta estando na diluição correta, o líquido colorido vai fluir naturalmente para a cavidade que você deseja salientar. Com um papel toalha, papel higiêncio, pano limpo ou cotonete, você pode remover o excesso de solução colorida das partes que você deseja. Preparei diferentes diluições do Wash, alguns mais densos, outros mais ralos, proporcionando diferentes efeitos no resultado final.  Notem a diferença entre um kit sem o Wash e após a aplicação do mesmo, notável a diferença.





 Após a aplicação completa do Wash,  e a consequente limpeza das manchas, um descanso de 24 hs antes de partir para a próxima etapa: O Dry-Brush, ou pincel seco.

OBSERVAÇÃO: um dos pré-requisitos para a aplicação do Wash, é que a superfície esteja a mais lisa possível, como pintei os kits com tinta acrílica fosca nacional, apliquei a cera brilho fácil (facilmente encontrada em supermercados no setor de limpeza) e depois das 24 hs de decanso da pintura base, aguardei mais 24 hs para a secagem da cera.